sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Entrevista com os Santos & Pecadores

Entrevista concedida e publicada em Noticias de Música
Santos & Pecadores é um grupo português
que adoptou um estilo musical com base no rock
mas fazendo fusão com o soul e funky.




Em que ano se iniciou a banda Santos & Pecadores e com que elementos?
Apesar de a banda existir desde 1987 a banda considera o seu inicio oficial desde que o ultimo elemento desta formação, o Pedro Almeida, se juntou a banda no ano de 1992.



A banda ainda mantém os mesmos elementos?

Desde essa altura que a formação dos Santos não sofreu qualquer alteração, mantendo-se o mesmo grupo de amigos.



Quando foi editado o vosso primeiro álbum e com se chamava?

Foi editado em Março de 1995 com o nome “Onde estás”



Quem também participou na sua divulgação?

O álbum foi editado pela BMG, produzido por Fernando Cunha e contava com a participação da Catarina Furtado e Olavo Billac Sénior.



Qual foi o maior sucesso desse álbum?

O primeiro single foi o tema Onde estás, mas o maior sucesso foi sem duvida a balada “Não voltarei a ser fiel”. Desse álbum ainda saíram os singles “Superstar” e “Nada mudou”, este com a participação da Catarina Furtado. Dos álbuns que se seguiram, “Love?”, “Tu”, “Voar”, “Horas de Prazer”,levaram à compilação de “os primeiros dez anos”, editada em 2003.



Querem falar-nos sobre o vosso trabalho nesses dez anos?

Foi o trabalho normal de uma banda, onde houve evolução musical de álbum para álbum, onde cada álbum reflecte as vivências da banda durante o período em que cada álbum é composto e gravado. Levamos também para a estrada cada álbum, mostrando-o ao nosso público e a toda a gente a nossa força e vontade de mostrar-mos o nosso trabalho e a nossa alegria.



Depois, houve uma pausa de três anos. Porquê?

Para nós não houve uma pausa, pois andamos três anos a mostrar o nosso trabalho na estrada enquanto compúnhamos para em 2005 entrarmos em estúdio para a gravação do nosso álbum seguinte, “Acção Reacção”. Por isso a banda nunca teve a sensação de ter feito qualquer pausa. Em 2006 surgiu o álbum “Acção-Reacção”.



O nome do álbum tem a alguma coisa a ver com a causa próxima do regresso da actividade? Falem-nos desse álbum.

Para nós não houve um regresso, tanto que este álbum nos deu bastante trabalho e gozo, onde houve um regresso a um método de composição mais “sala de ensaio”, uma verdadeira pré produção com a banda toda a experimentar soluções, dai o próprio nome do álbum reflectir isso, as reacções provocadas pelas nossas acções. É um álbum com uma sonoridade mais Rock, com boas canções mas que talvez tenha passado um bocado despercebido ao publico. Achamos que é um trabalho que vale a pena explorar.



“Livre Trânsito” é inovador pela sua disponibilidade na internet, gratuitamente, com alguns temas para o vosso público. Falem-nos do mesmo, indicando-nos também os temas nele inseridos.

Nós queríamos mostrar ao nosso publico a nossa faceta acústica, coisa que nunca tínhamos feito até então. Depois de muita pesquisa e trabalho de arranjos em quase 40 canções, chegamos ao formato de um concerto acústico onde iríamos juntar todas aquelas canções que fizeram a nossa carreira e mais algumas que nos marcaram e que nos permitiram introduzir sonoridades novas, em nós, e num grupo de convidados, como a Kátia Guerreiro, Orlando Santos, Ricardo Parreira, Tiago Rodrigues. O álbum foi gravado no Verão de 2007 no Auditório João Mota em Sesimbra, depois de tudo pronto resolvemos presentear os nossos fâs com esse registo, sendo a primeira banda Portuguesa a disponibilizar para download gratuito um álbum completo.



Onde ensaiam neste momento?

Temos uma sala em Mafra.



Qual a sensação que tiveram da vossa participação, como banda sonora, nas diversas telenovelas?

Encaramos com naturalidade pois as telenovelas neste momento são um dos meios mais fortes para a divulgação da musica Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário